sábado, 11 de novembro de 2006

Atividade Física e Doenças Coronarianas



Nos países desenvolvidos, os índices de mortalidade em função das doenças cardiovasculares só começaram a cair depois que a população começou a se conscientizar da importância de certas medidas preventivas, o que se traduziu na mudança de hábitos de vida. Países como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, Suíça, estão firmemente empenhados na luta contra as doenças cardiovasculares, através do controle dos fatores de riscos que são removíveis. Porque não existe no Brasil essa mesma preocupação?

É verdade que, nessa área, nossa medicina está num estágio muito avançado (não precisa ir a Cleveland para se fazer uma cirurgia do coração, na verdade, muitos médicos de lá, vêm estudar e aprender aqui, com os nossos!); e também já temos disponíveis muitas drogas para tratamento dos males cardiovasculares, mas nada se compara à prevenção dos fatores de risco pela mudança do comportamento.

Fatores de Riscos para as doenças Coronarianas:
Possível diminuir ou até mesmo eliminar
Não temos Controle
Hipertensão Arterial
Hereditariedade
Colesterol elevado
Idade
Hábito de Fumar
Sexo
Padrão de comportamento tipo A

Diabetes
Sedentarismo
Obesidade
Triglicerídeos elevados

O problema não é cada fator de risco isoladamente, mas a associação deles faz com que se aumente exponencialmente a possibilidade da doença coroanriana. Por exemplo, o fumo duplica o risco; se ele for associado ao colesterol elevado, o risco cresce quatro vezes mais. E se aparecer três fatores juntos, como a hipertensão, o colesterol elevado e o fumo, o risco aumenta oito vezes.

Qualidade de vida é uma idéia subjetiva e está ligada á cultura de um povo, mas de maneira geral, ela é um conceito multifatorial, que envolve a sensação de bem-estar e satisfação do indivíduo, sua condição física, seu estado emocional na sua função intelectual, seu desempenho no trabalho e sua participação social.

Há evidências de que as pessoas interessadas em fazer exercícios, praticar esportes, são também levadas a comportar-se de forma sadia em todos os aspectos da vida.



Nenhum comentário: