Dicas Para Quem Vai Começar a Exercitar-se!


Manter o corpo em forma, sentir-se disposto e saudável são objetivos de todos que procuram exercitar-se. No entanto, a maioria das pessoas quer chegar a este objetivo em poucos dias, esquecendo que o bom condicionamento físico é conseguido com constância e dedicação. Os exercícios devem ser prazerosos e respeitar o limite de cada um para não oferecer riscos aos músculos e articulações.

Se você está parado a algum tempo e quer começar a se exercitar, siga estes conselhos para aproveitar o lado bom dos exercícios, sem riscos para sua saúde:


1 Antes de mais nada faça uma avaliação física. Pode ser um exame com seu médico ou a avaliação física feita pelas boas academias de ginástica. Estes exames vão detectar possíveis problemas de saúde e também o seu grau atual de condicionamento físico, determinando o tipo de treinamento e a constância com que deve ser feito neste período inicial. Mesmo que você tenha resolvido iniciar uma caminhada diária os exames são importantes par evitar surpresas.


2 Ninguém alcança um bom condicionamento físico sem disciplina. Aquela corrida ou caminhada de fim de semana não tem o poder de modificar seu corpo ou sua saúde. Além do mais, o esforço exigido a intervalos longos pode causar lesões em seu organismo. A constância mínima exigida para que seu organismo aproveite os benefícios do exercício físico é de 3 vezes por semana.


3 Varie o tipo de exercício, mesclando os aeróbicos, que vão fortalecer o sistema cardiovascular; os de resistência e força, que vão fortalecer os músculos; e o alongamento, para conquistar maior flexibilidade. E não se esqueça de escolher exercícios que lhe dão prazer. Dança, equitação, ciclismo, natação, são formas prazerosas de manter seu corpo em forma enquanto beneficiam também a sua da mente.


4 Não avance seus limites. Qualquer sintoma como dificuldade para falar, tontura, palidez, respiração excessivamente ofegante, perda de equilíbrio ou fadiga constante são indícios de que você está exagerando na dose.

Se você não é um atleta e seu objetivo é obter mais saúde, não queira competir com os outros. Aceite e respeite os limites que seu organismo impõe.

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