terça-feira, 18 de setembro de 2007

Anorexia e Bulimia:

Anorexia


É um distúrbio alimentar no qual a pessoa em busca da magreza faz vários esforços para alcançá-la.
Um anoréxico com medo de engordar, exagera em suas atividades físicas, provoca vômitos, toma laxantes, diuréticos e faz jejum.

O paciente perde o peso rapidamente e fica muito obcecada com a alimentação e o peso, provocando com isso a desnutrição e desidratação, além da diminuição da pressão arterial, anemia, osteoporose e até infertilidade em casos mais crônicos.
Mesmo em estado de magreza a pessoa anoréxica sente-se gorda e sofre também de depressão, ansiedade, falta da menstruação, e a pessoa tende a ficar irritada com mais facilidade.
A pessoa isola-se de amigos, ocupando o seu tempo principalmente na prática de exercícios em busca de um corpo "perfeito".

Causas da Anorexia

Não existe uma causa única para a anorexia, o que existe é uma série de fatores biológicos, psicológicos, familiares e sociais, uma vez que a magreza é extremamente valorizada na cultura ocidental.

Bulimia

A bulimia é um distúrbio psicológico e que provoca uma fome compulsiva, levando a pessoa a consumir grandes quantidades de alimento em um curto período de tempo.

O que chama a atenção em pessoas com esta doença é pelo fato de às vezes possuírem belos corpos, ou seja, não são pessoas magras, são pessoas de corpos "esculturais" e que para não ganharem peso provocam o vômito, toma laxantes e diuréticos ou fazem exercícios de forma abusiva.

A grande diferença de uma pessoa com anorexia e outra com bulimia é que o anoréxico é obcecado em manter a sua forma atual - ficar magro, chegando em pontos de desnutrição, enquanto o bulímico possui peso normal e faz dietas e/ou usam diuréticos com medo de engordar.

Os principais sintomas de uma pessoa com bulimia são:

  • Ingestão exagerada de alimentos em um curto espaço de tempo;
  • Vômitos auto-induzidos;
  • Dietas rigorosas;
  • Distúrbio depressivo, ansiedade, comportamento obsessivo.

Nenhum comentário: