Musculação e Diabetis:

Em estudo publicado na revista científica "Diabets Care", pesquisadores norteamericanos relataram os benefícios da prática de musculação para indivíduos portadores da diabetes do II.

Os diabéticos do tipo II apresentam uma resistência ou baixa afinidade a insulina, que é o hormônio responsável pelo processo de transporte das moléculas de açúcar para dentro das células musculares.

Devido a esta baixa afinidade das células musculares, o nível de açúcar extra-celular atinge níveis elevados, caracterizando a hiperglicemia e a diabetes.

Utilizando 16 semanas de treinamento intenso em musculação, os pesquisadores detectaram um aumento na massa muscular, diminuição na pressão arterial e na gordura abdominal.

O resultado mais interessante reside em uma melhor taxa de flutuação da glicemia, que é popularmente conhecida como a quantidade de açúcar no sangue, resultando em uma diminuição da utilização dos medicamentos para este fim.

Este resultado soma-se aos diversos estudos que têm demonstrado a utilidade da musculação não apenas como mantenedora da saúde, mas, sim, como auxiliar no tratamento de diversas patologias.

0 Comments:

Post a Comment