segunda-feira, 31 de agosto de 2009

VARIZES E EXERCÍCIO FÍSICO

O que são varizes?
Varizes, são veias dilatadas, alongadas e tortuosas qua causam dor, cansaçoe sensação de pesos nas pernas.
As varizes podem apresentar complicações, originando manchas ou úlceras, hemorragias, erisipelas e eczemas. Elas devem ser tratadas como doença e não apenas como um problema estético.

Calcula-se que uma em cada cinco mulheres e um em cada 15 homens são portadores desta doença que além da deformidade estética, pode trazer muitas complicações e problemas mais graves.

Fatores que podem colaborar no surgimento das varizes
Além da predisposição genética, outros fatores podem desencadear 
o aparecimento das varizes como a gravidez, o tratamento de reposição hormonal, o uso de anticoncepcional, o sedentarismo, a obesidade e o tabagismo. A pessoa que permanece muito tempo em pé ou sentada também está mais propensa a desenvolver esta doença.


Sintomas
Dor tipo "queimação" ou "cansaço"; sensação das pernas estarem pesadas ou ardendo; edema (inchaço) das pernas, principalmente ao redor do tornozelo, que freqüentemente melhora com a elevação dos membros inferiores e se agrava no fim do dia, quando se permanece por longo tempo em pé ou sentado. Também há piora no calor, nos período próximo ou durante a menstruação e ainda durante a gravidez.
Como evitar
A melhor prevenção é fazer exercícios, usar meias elásticas e manter o seu peso ideal.
Uma grande dúvida é se a atividade física como a musculação pode piorar as varizes. Como você viu acima, o sedentarismo é uma das causas do surgimento deste problema. As varizes aparecem com mais freqüência nos membros inferiores: pés, pernas e coxas.
Para que o sangue possa voltar ao coração, as veias possuem válvulas venosas que impedem seu refluxo. Caso essas pequenas válvulas falhem, o sangue reflui e causa a dilatação das veias devido ao aumento do volume sanguíneo.
Assim sendo, os exercícios podem ajudar e muito neste retorno do sangue, evitando o problema. Caminhar, pedalar, correr, fazer musculação, fazer hidroginástica entre outros exercícios podem trazer grandes benefícios para quem tem esta predisposição.

Nenhum comentário: