Musculação : Músculos envolvidos

Musculação Exercícios: Peito e costas


Supino Plano e Supino Inclinado :
Abdução da Escápula: Serrátil anterior.
Flexão Horizontal do ombro: Peitoral Maior( esternocostal no supino plano e clavicular no supino inclinado), Deltóide anterior e Coracobraquial.
Extensão do cotovelo: Tríceps e Ancôneo
A diferença básica entre estes dois exercícios é a maior utilização da porção esternocostal (parte inferior) do peitoral maior no supino plano e a maior utilização da porção clavicular (parte superior) do peitoral maior no supino inclinado.
. Crucifixo plano e Voador Direto:
Abdução da Escápula: Serrátil anterior.
Flexão Horizontal do ombro: Peitoral Maior, Deltóide anterior e Coracobraquial.
A diferença básica entre estes dois exercícios e os dois exercícios acima mensionados, é que nestes diminuimos a ação do tríceps (no caso do crucifixo), ou anulamos sua ação (no caso do voador). Dependendo da técnica utilizada para realizar o crucifixo, pode-sea aumentar a intensidade do trabalho do tríceps.
. Puxada por trás:
Rotação da escápula: Rombóides e Peitoral Menor
Adução do Ombro: Grande Dorsal, Redondo Maior, porção Esternocostal do Peitoral maior.
Flexão do cotovelo: Bíceps braquial, Braquial e Braquiorradial.
A cabeça longa do tríceps funciona como auxiliar no movimento da adução na articulação glenoumeral.
. Remada Sentada Aberta e Crucifixo Invertido:
Adução da escápula: Trapézio médio e Rombóides.
Extensão Horizontal no Ombro: Deltóides posterior e médio, Infra espinhoso, Redondo Menor.
Flexão do cotovelo(apenas na remada): Bíceps braquial, Braquial e Braquiorradial.
Exercícios com uma função relativamente parecida, a diferença básica é a utilização da articulação do cotovelo Remada.


remadasentadafechada.jpg (13810 bytes) Remada Sentada Fechada:
Adução das escápulas: Trapézio médio e Rombóides
Extensão do Ombro: Grande Dorsal, Redondo Maior
Flexão do cotovelo: Bíceps braquial, Brasquial e Braquiorradial.
É importante ressaltar que muitas pessoas treinam a remada fechada e a remada aberta sentada como se fossem o mesmo exercício. Eles podem ser parecidos, mas os efeitos são bem diferentes.
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Musculação Exercícios: Deltóide e Trapázio


Desenvolvimento Por Trás
Rotação Superior da escápula: Trapézio médio e superior e serrátil.
Abdução dos ombros: Deltóide médio, supra espinhoso
Extensão do cotovelo: Tríceps e Ancôneo
Desenvolvimento Pela Frente
Rotação Superior da escápula: Trapézio médio e superior e serrátil.
Flexão dos ombros: Deltóide anterior, Peitoral Maior porção esternocostal
Extensão do cotovelo: Tríceps e Ancôneo
A diferença básica entre os desenvolvimentos, é que por trás damos ênfase maior a parte média do deltóide, enquanto que o exercício pela frente dá ênfase ao deltóide anterior.
Elevação Lateral
Rotação Superior da escápula: Trapézio médio e superior e serrátil.
Abdução dos ombros: Deltóide médio, supra espinhoso
Diferencia-se dos acima citados pela não utilização do tríceps. Devido ao braço de alavanca maior, são utilizadas menores cargas.
Elevação Frontal
Rotação Superior da escápula: Trapézio médio e superior e serrátil.
Flexão dos ombros: Deltóide anterior, Peitoral Maior porção esternocostal
Diferencia-se do desenv. pela frente pela não utilização do tríceps. Devido ao braço de alavanca maior, são utilizadas menores cargas.


Remada Alta Aberta e Remada Alta Fechada
Rotação Superior da escápula: Trapézio médio e superior e serrátil.
Abdução dos ombros: Deltóide médio, supra espinhoso
Flexão do cotovelo: Bíceps braquial, braquial e Braquiorradial
A diferença básica entre estes dois tipos de remada é que na remada Aberta, damos maior intensidade ao músculo Trapézio, enquanto na remada Fechada, damos maior intensidade ao trabalho com as fibras anteriores do Deltóide.
. Encolhimento de Ombros
Elevação da Escápula: Trapézio porções média e superior, Elevador da Escápula e rombóides
Este exercício pode ser realizado também com barras ou equipamentos com roldanas.
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Musculação Exercícios: Bíceps e tríceps



Rosca Direta, Rosca direta com barra w (ou rosca braquial) e Rosca Inversa
Flexão do braço: Bíceps braquial, Braquial e Braquiorradial
Estes três exercícios tem como principal diferença a posição das mãos. Na Rosca direta, as palmas das mãos ficam voltadas para cima(supinação), e desta forma é mais ativado o Bíceps braquial.
Na Rosca Direta com a mão posicionada com o polegar apontando para cima (meio termo entre supinação e pronação), que é o caso da barra w, o bíceps fica em uma posição desfavorável a produção de força e portanto o Braquial é trabalhado com maior intensidade, embora o Braquiorradial esteja ativo.
Na Rosca Inversa com a mão posicionada com a palma para baixo (pronação), o bíceps fica em uma posição desfavorável a produção de força e portanto o Braquiorradial é trabalhado com maior intensidade, embora o Braquial esteja ativo.
. Scott
Flexão do braço: Bíceps braquial, Braquial e Braquiorradial
Este exercício é parecido com a rosca Direta, diferenciando-se por se executado com apoio, o que dificulta que o executante "roube" o exercício. Pode ser utilizado para minimizar as tensões na coluna causadas pela rosca direta.
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Rosca Tríceps ou Tríceps na Testa e Tríceps na Roldana Extensão do Cotovelo: Tríceps braquial e Ancôneo.
São exercícios monoarticulares. Deve-se apenas ter atenção durante a realização do exercício para que a articulação do ombro fique imóvel.
Mergulho por trás
Depressores da Escápula: Trapézio porção inferior, Peitoral Menor e Subclávio
Flexão do Ombro( volta da hiperextensão): Deltóide Anterior Peitoral Maior Clavicular, grande dorsal
Extensão do Cotovelo: Tríceps braquial e Ancôneo.
Diferencia-se dos demais por ser biarticular. Trabalha um conjunto maior de músculos. Possibilita um grande incremento de carga.
Musculação Exercícios: Coxa e Panturrilha


Agachamento e Agachamento pela frente
Extensores do quadril: Glúteo Máximo, Bíceps Femoral, Semi tendinoso e Semi membranoso(biarticulares quadril/joelho).
Extensão do joelho: Reto Femoral(biarticular), Vastos Medial, Intermédio e Lateral,
Estes dois exercícios diferenciam-se pela localização do centro de gravidade, modificado pela posição da barra. Quando a barra está a frente, há um maior trabalho dos extensores de joelho. Quando a barra está atrás, há um maior trabalho dos extensores do quadril.
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Leg Press
Extensores do quadril: Glúteo Máximo, Bíceps Femoral, Semi tendinoso e Semi membranoso(biarticulares quadril/joelho).
Extensão do joelho: Reto Femoral(biarticular), Vastos Medial, Intermédio e Lateral.
Extensão do joelho
Extensão: Reto Femoral, Vastos Medial, Intermédio e Lateral.
Flexão do joelho
Flexão: Semi Tendinoso, Semi Membranoso, Bíceps Femoral
Abdução
Abdutores: Glúteo Médio ( Quando a abdução é realizada na posição sentada, o Glúteo Máximo participa como motor primário)
Adução
Adutores: Pectíneo. Adutores Magno, Curto, Longo e Grácil
Panturrilha em pé e sentado.
Flexão Plantar: Sóleo e Gastrocnêmio
A diferença básica entre estes dois exercícios, é que quando fazemos o exercício para panturrilha em pé damos mais intensidade no trabalho do Gastrocnêmio e quando fazemos o exercício para panturrilha sentado, damos mais intensidade ao trabalho do Sóle

5 Comments:

  1. Anônimo said...
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    Danilo said...
    cara seu blog está muito bom, só acho que você tem que mudar essa cor do texto, ela cansa a visão, vou te da uma dica, com fundo com a cor forte ou "cheguei" coloca um texto com a cor mais fraca aos olhos, tipo, preto ou um cinza escuro...

    isso vai ajudar a seu blog ter mais visitas =)
    Adriana Teles said...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Adriana Teles said...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Adriana Teles said...
    Olá professor,
    No movimento de rosca direta trabalha o bíceps.
    Quais articulações estão envolvidas nesse movimento, em que plano e eixo?

    Gostei muito do seu blog, parabéns!

    Espero resposta.

    Forte abraço!

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