quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Suor : qual a sua função?

Suor: uma importante função de nosso corpo

Se você acha ruim transpirar, tranqüilize-se, pois esta função é importantíssima para nosso organismo. Independente de ser verão ou inverno, nosso corpo deve ter regularmente a temperatura estabilizada e o suor é um dos recursos utilizados para cumprir esta função. 
Sempre que nos movimentamos durante uma atividade física, principalmente em ambientes mais quentes, a temperatura do corpo se eleva.
As contrações musculares que ocorrem, por meio de uma energia que produz calor, devem ser dissipadas para não alcançar uma temperatura fora de padrões aceitáveis pelo nosso organismo.
Para se ter idéia, uma pessoa que pesa 70 quilos correndo a uma velocidade de 10 km/h pode elevar até nove graus centígrados a sua temperatura corporal. Se estiver em um ambiente quente e seco o suor evapora assim que aflora na pele dando a impressão que não se perde água. Porém, isto não é verdade, a água que se perde é a mesma daqueles dias úmidos. 
Um dos erros mais absurdos cometidos por quem treina e quer perder peso, principalmente atletas de luta, é colocar seu corpo dentro de um saco plástico e achar que desta forma vai obter sucesso para emagrecer. Na verdade isso só vai causar malefícios porque, além de não estar diminuindo nenhuma gordura a mais do que o faria sem o plástico, os poros ficarão sem liberdade de respirar, impossibilitando assim a correta transpiração e, conseqüentemente, o desequilíbrio da temperatura corporal pode causar febre, convulsões, pressão alta e até ataque cardíaco.
Para manter o equilíbrio hídrico de nosso corpo é preciso saber que a reposição da água é necessária sempre que estivermos praticando a atividade física. A melhor maneira de evitar a desidratação é ingerir 500 ml de água minutos antes de treinar e 250 ml durante a atividade física, a cada 20 minutos.
É importante lembrar que durante a transpiração, o que se perde não é só água, perdemos também minerais como o sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, etc. Essas substâncias, em treinamentos de longa duração não conseguem ser repostas apenas com a água, por isso sugere-se a ingestão de bebidas isotônicas que já contêm esses sais minerais. 
A água não faz mal nenhum, recomenda-se beber o máximo possível durante o dia. Sentir sede já é um sinal de desidratação, beba água e sucos mesmo sem vontade, assim você poderá evitar a desidratação.

Nenhum comentário: