Banho Quente x Banho Frio




Independentemente da temperatura, banhos quente ou frio são tratamentos eficazes contra dores musculares e lesões




Após treinos e exercícos muitas pessoas procuram uma forma para diminuir as  dores e incômodos musculares do pós-exercício. Em relação a isso os  tratamentos que utilizam a água como principal ferramenta, é boa alternativa para recuperação e relaxamento.


A imersão parcial do corpo em água fria é indicada após atividades pela ação preventiva antiinflamatória. “Isso se deve à rápida ativação circulatória – ou vasoconstrição –, e pela diminuição da velocidade de condução do estímulo da dor pelas fibras nervosas, além do estímulo à produção de endorfinas”


Esta técnica é denominada crioterapia (temperatura entre 5ºC a 13ºC) também diminui a fadiga, espasmos musculares e auxilia no relaxamento, sendo mais vantajosa do que o tratamento em água quente, já que a duração do efeito é maior.


Depois de uma atividade são indicados tanto tratamentos com água fria quanto com água quente. Porém, a água fria recupera a dor muscular e também as microlesões musculares e ósseas – que o atleta não sente.




Tratamentos em água quente são indicados para exercícios que causam contraturas e fraquezas musculares, limitações na amplitude de movimento, dores incapacitantes e lesões. Como benefícios, promove o relaxamento muscular, diminui espasmos nos músculos e a dor, facilita o movimento articular e aumenta a circulação, entre outros. Água quente é mais indicada para relaxamento muscular, além de capacitar as vias aéreas, ou seja, melhorar a respiração.


Benefícios:




Água quente
- Indicada para corredores com contraturas e fraquezas musculares, dores e lesões
- Promove relaxamento muscular e diminui espasmos
- Aumenta o limiar de excitação nervosa – diminuindo a dor, facilita o movimento articular, aumenta a circulação periférica e reduz edemas
 - Melhora a musculatura respiratória e reduz a atuação da força gravitacional




Água fria
- Ajuda o corpo a voltar ao estado “normal”
- Ação preventiva antiinflamatória de rápido resultado
- Rápida ativação circulatória, diminuição da velocidade de condução do estímulo da dor pelas fibras nervosas e estímulo à produção de endorfinas
- Diminui a fadiga, espasmos musculares e também auxilia no relaxamento do corpo

1 Comment:

  1. $$$ said...
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