quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Gravidez x Exercícios


"Antes de tudo é preciso saber que, a atividade tem que ser liberada pelo médico, deve ser feita só a partir do terceiro mês, e estar aliada a exercícios aeróbicos e de alongamento"

Durante a gestação, o exercício tráz benéfícios para a mãe, para o desenvolvimento fetal, e para o suprimento de leite na amamentação. Alguns médicos mencionam a ocorrência bem menor de complicações pós-parto nas mulheres que seguiram um programa regular de exercício durante a gestação. O trabalho de parto fica muito facilitado nas mulheres que sempre fizeram algum tipo regular de esporte ou exercício, principalmente da musculatura abdominal. Entende-se que a gestação é uma condição que envolve cuidados especiais na prescrição de exercícios. Por esta razão, a gestante deve fazer visitas regulares ao seu obstetra e buscar orientação de profissionais especializados em atividade física.

Um estudo de 1989, publicado pelo American Journal of Obstetrics and Gynecology mostra que as mulheres que haviam se exercitado com moderação e regularidade durante a gravidez, acharam o parto menos doloroso e tiveram uma recuperação pós-parto mais rápida.
Manter-se ativa fisicamente, ajuda no controle de peso e promove o bem estar e ânimo.

Exercícios com o a cintura e o quadril podem ajudar a controlar os músculos da bexiga e a prevenir a incontinência urinária. Enfim, a atividade física na gravidez é uma unanimidade!

Exercícios recomendados:
São recomendados exercícios aeróbicos como a caminhada (evitar subidas e descidas muito íngremes); Ciclismo (ergométrica) são ótimos para melhora a circulação sangüínea e contribui para a diminuição de riscos de problemas cardíacos.
A prática da musculação é bem recomendada para a gestante, o treinamento com pesos pode favorecer o fortalecimento muscular fazendo com que a grávida suporte melhor seu peso, melhore o centro de gravidade, tenha facilidade em realizar tarefas do dia a dia, melhore a postura e principalmente favorece a diminuição de lombalgias.
O Pilates é uma modalidade de exercícios de baixo impacto que são realizados em aparelhos. O método trabalha força, concentração, equilíbrio, reequilíbrio muscular e realinhamento corporal e emocional excelente para gestantes.

Atividades desfavoráveis
Qualquer exercício físico de alto impacto, ou esportes de contato físico e risco de trauma devem ser desaconselhados.


Nenhum comentário: