quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Estádios da Copa do Mundo de 2010

Os estádios da Copa do Mundo de 2010






Johannesburgo
Capital de Gauteng, a provincia mais rica da África do Sul, a cidade possui 3,8 milhões de habitantes e é a maior do país.

Soccer City - O estádio, um dos mais tradicionais do continente, foi palco da final da Copa Africana de Nações de 1996, quando a África do Sul conquistou o título. Reformado para o Mundial de 2010, teve sua capacidade ampliada de 80 mil para 94.700 lugares. Localizado nos arredores do Soweto, o estádio foi palco também do primeiro grande comício de Nelson Mandela após a saída da prisão, em 1990. Será palco do jogo de abertura e da decisão da Copa de 2010.



Ellis Park - Apesar de receber jogos de futebol, o estádio Ellis Park é sinônimo de rúgbi em Johannesburgo. Inaugurado em 1928, o estádio passou por uma reforma em 1982, ampliando sua capacidade para 60 mil torcedores, e é considerado o mais moderno da África do Sul. Até a Copa do Mundo de 2010, quando deverá receber uma das semifinais, o Ellis Park terá 70 mil lugares. A marca mais impressionante do estádio, porém, é triste. Em abril de 2001, durante uma partida entre Orlando Pirates e Kaiser Chiefs, dezenas de pessoas morreram pisoteadas quando uma massa de 30 mil torcedores tentava entrar no estádio, já lotado.


Durban
Com 3,5 milhões de habitantes, é a 3ª cidade mais populosa da África do Sul e é famosa por ter o maior porto do país e como destino turístico pelo seu clima subtropical e suas praias.

Moses Mabhida - Considerado um dos mais bonitos da Copa, o estádio de Durban, com capacidade para 70 mil torcedores, tem uma arquitetura privilegiada, com destaque para o grande arco que liga os trechos norte e sul, além de um anfiteatro e um teleférico que dará aos visitantes uma vista especial da cidade litorânea.


Polokwane
Com cerca de 500 mil habitantes, é uma das principais áreas de agricultura da África do Sul, possui também algumas das maiores reservas mundiais de metais.

Peter Mokaba - Polokwane já tinha um estádio chamado Peter Mokaba, um dos heróis do país na luta contra o Apartheid. Mas os organizadores da Copa de 2010 decidiram construir um novo Peter Mokaba Stadium, com capacidade para 45 mil torcedores, próximo ao estádio original. Seu design é inspirado em outro orgulho da região, o baobá.


Nelspruit
Desde que se tornou a capital da provincia de Mpumalanga, esta cidade rural de 220 mil habitantes cresceu e se tornou um importante centro industrial.

Mbombela Stadium - Com a construção do Mbombela Stadium, a cidade de Nelspruit passará a ter enfim um grande palco para o futebol. O estádio terá capacidade para 46 mil torcedores. No idioma Siswati, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul, Mbombela significa 'muitas pessoas reunidas num espaço pequeno'. Situado a 12km do aeroporto Kruger-Mpumalanga, o estádio fica próximo também a vários parques, onde turistas podem curtir a vida selvagem da região nos dias sem jogos.


Pretória
Capital administrativa do país, com 1,5 milhão de habitantes.

Loftus Versfeld - Situado no coração da cidade de Pretória, o estádio Loftus Versfeld tinha capacidade para 45 mil torcedores, mas, devido à Copa do Mundo de 2010, passará por uma pequena reforma aumentando sua capacidade para 52 mil lugares. O local, que pertence ao time de rúbgi Blue Bulls, foi utilizado pela primeira vez para a prática de esportes em 1903. O nome oficial é Estádio Mr. Robert Owen Loftus Versfeld, em homenagem à pessoa que levou a prática esportiva à cidade. Em 1995, o Loftus Versfeld recebeu jogos da Copa do Mundo de rúgbi e em 1996 a Copa da África.


Rustemburgo
O nome da cidade significa 'local de descanso' em africâner, uma das onze línguas oficiais da África do Sul. Na cidade, onde vivem cerca de 400 mil pessoas, é processada 70% de toda a platina do mundo.

Royal Bafokeng - o estádio é voltado principalmente para o rúgbi. Mais do que isso, ele foi construído em 1995 justamente para ser uma das sedes da Copa do Mundo desse esporte. O Real Bafokengtem capacidade para 42 mil torcedores e está situado a 12 km do centro de Rustenburgo.


Bloemfontein
A cidade é a capital judicial do país e seu nome significa 'fonte das flores' em africâner. Sua população é de 370 mil habitantes.

Free State - Construído em 1952, o estádio tem capacidade de público de 38 mil torcedores, mas até o início da Copa do Mundo de 2010 receberá mais dez mil lugares. Em 1996 recebeu a fase de grupos e quartas-de-final da Copa da África, além da Copa do Mundo de rúgbi em 1995.


Cidade do Cabo
É a capital legislativa do país, a maior cidade em tamanho e a segunda mais populosa, com 3,5 milhões de habitantes. É um dos destinos turísticos mais famosos da África do Sul.

Green Point - Situado entre o mar e as montanhas, o estádio é uma arena multiuso, e após a Copa será usada também para shows e outros eventos de grande porte. O Green Point terá capacidade para 70 mil lugares e receberá uma das semifinais da Copa de 2010.


Port Elizabeth
Situada às margens da Baía de Algoa, possui um dos mais importantes portos do país. Com 740 mil habitantes, possui o apelido de 'cidade amigável'.

Nelson Mandela Bay - O estádio escolhido para a decisão do terceiro lugar e uma das quartas-de-final da Copa 2010 é o primeiro destinado exclusivamente para o futebol na região de Port Elizabeth, no sul do país. Antes, os jogos tinham que ser realizados num campo de rugby adaptado. Com uma vista privilegiada do Lago North End, o estádio Nelson Mandela Bay também será usado após a Copa para shows e eventos.

Nenhum comentário: