Alongamento

O alongamento é uma parte importante de qualquer treinamento físico. Ele ajuda não só a diminuir a dor que geralmente aparece depois dos exercícios como também aumenta o comprimento dos músculos, melhorando a mobilidade e a flexibilidade geral do corpo. O alongamento também aj­uda a prevenir lesões que podem acontecer durante o exercício. Mesmo que você não realize atividades físicas intensas, o alongamento pode ser incorporado a sua rotina diária. O alongamento melhora a circulação, diminui o estresse e alivia as tensões. 

Efeitos do alongamento:
- Redução de tensões musculares;
- Relaxamento;
- Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
- Aumento do arco de maleabilidade;
- Prevenção de lesões;
- Facilita atividades de desgaste, como por exemplo corrida, tênis, natação, ciclismo etc;
- Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
- Ativa a circulação;
- Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
- Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.
Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É gostoso fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.
A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.

0 Comments:

Post a Comment