quinta-feira, 8 de outubro de 2009

BADMINTON

BADMINTON





Surgido na Índia há mais de dois mil anos, o badminton se popularizou depois que o país foi dominado pelos britânicos, no século 16. O duque de Beauford introduziu o esporte na Grã-Bretanha e o aperfeiçoou em 1870. A Federação Internacional de Badminton (IBF) foi fundada em 1934, tendo como membros Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e o País de Gales. Sua estréia só aconteceu em 1992, em Barcelona. Em 95, o badminton foi incluído nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, e foi jogado novamente em 99, no Pan-Americano de Winnipeg, no Canadá. O jogo é atualmente muito popular em países asiáticos. 


BADMINTON - REGRAS 1
Alguns fundamentos do esporte foram baseados no tênis, como na parte do saque. O sacador é obrigado a sacar dentro de um retângulo em sua diagonal. Caso ele conquiste o ponto, continua sacando. Caso perca, passa para o adversário. Se for jogo de duplas, o saque passa para o parceiro e depois vai para nas mãos dos adversários. É proibido dar dois toques seguidos no mesmo lado da quadra, tanto em duplas como em simples. E, caso a peteca acerte um jogador, sua roupa, teto ou arredores da quadra, é considerado falta. O jogo é disputado em três games (sistema melhor de três). No feminino, cada game tem 11 pontos. Caso empate em 10 a 10, quem atingiu o 10º ponto primeiro pode optar se a partida vai para 13 ou acaba mesmo no 11. No masculino, cada game vai até 15 pontos. Caso empate em 14, o primeiro a ter feito o 14º ponto pode escolher se a decisão vai até 15 ou 17. A rede de badminton deve ficar a 1,55m de altura do chão.





BADMINTON - REGRAS 2
O badminton é disputado em um campo retangular com 13,40 m de comprimento por 6,10 m de largura. Há apenas um juiz, que pode nomear juízes de saque e de linha. Nos jogos individuais, o comprimento do campo é reduzido em 46 cm. Uma rede de 6,10 m de comprimento por 75 cm de altura, presa nas extremidades por duas barras metálicas de 1,55 m de altura, separa os dois campos. O objetivo é jogar para o campo do adversário, por cima da rede, uma pequena peteca chamada birdie. Ela mede 6 cm de largura e 3 cm de diâmetro e tem a base coberta por um couro fino.



Nenhum comentário: