quinta-feira, 8 de outubro de 2009

BEISEBOL

BEISEBOL 





Dizem os historiadores que o beisebol remonta da época do faraó egípcio Ramsés. Os ingleses teriam aperfeiçoado o jogo e os americanos profissionalizado o esporte por volta de 1839. Um cadete e jogador de críquete da cidade de Cooperstown, em Nova Iorque, chamado Abner Doubleday, teria adaptado algumas as regras do esporte inglês e criado as do beisebol. Em 1907, uma comissão o reconheceu como inventor do jogo. Em 1845, Alexander Cartwright, fundador do Knickerbocker Baseball Club of New York City, criou regras determinando que haveria 9 jogadores em cada time e que o vencedor seria o time a marcar primeiro 21 pontos. Já naquele período, 1873, o esporte foi levado a outros países como o Japão e de lá difundido para China, Formosa, Coréia e outros países asiáticos. Em 1933 foi criado nos EUA o All Star Game.
Apesar de ter uma origem tão antiga, o esporte só foi adotado como modalidade olímpica em 1992, nos Jogos de Barcelona. De 1912 a 1988, ele participou apenas em jogos demonstrativos.
O esporte chegou ao Brasil no início do século XX, trazido por funcionários norte-americanos que vieram trabalhar em São Paulo em empresas como a Light e a Companhia Telefônica e foi difundido pelos imigrantes japoneses. A primeira equipe brasileira de beisebol surgiu em 1919. No ano seguinte, realizou-se em São Paulo o primeiro jogo oficial. A Federação Paulista de Beisebol surgiu em 1946 e em 1948 começaram as obras do primeiro estádio de beisebol de São Paulo, o Estádio do Bom Retiro. Nos primeiros Jogos Panamericanos, realizados em Buenos Aires em 1951, o Brasil enviou sua Seleção Nacional de Beisebol, integrada exclusivamente por brasileiros natos.


BEISEBOL - REGRAS 1
O beisebol é um esporte no qual duas equipes compostas por nove jogadores cada atacam e defendem as posições na tentativa de alcançar o maior número de pontos. Os jogadores atuam em quatro funções: arremessador, rebatedor, apanhador e defensor.
Objetivo do jogo: Na disputa de uma partida as equipes se revezam, alternadamente, no ataque e na defesa e é considerada vencedora a que alcançar o maior número de pontos ao longo de nove "innings" (rodada ou entrada), sendo que cada "inning" corresponde a um ataque e defesa de uma equipe.





BEISEBOL - REGRAS 2
A cada turno, o rebatedor (time atacante) procura fazer pontos colocando a bola fora do alcance dos defensores adversários. Ele deve rebater com um bastão a bola lançada pelo arremessador (time defensor). Ao acertar a bola, o rebatedor inicia a corrida pelas quatro bases, no sentido anti-horário. Quando os defensores conseguem recuperar a bola, podem interromper a corrida do rebatedor, tocando seu corpo ou fazendo com que a bola chegue à base seguinte antes dele. Se isso acontece, o time atacante perde o ponto.
Uma volta completa do rebatedor -home-run - equivale a 4 pontos ou a uma corrida. Vence a equipe que conseguir o maior número de corridas. Assim que acaba o turno, as posições se invertem. Um turno corresponde a três tentativas de acertar a bola pelo rebatedor de cada time. A equipe visitante sempre começa no ataque. Quando o time da casa tem mais pontos após a metade do nono turno, o jogo é encerrado. Se houver empate no final do último turno, a partida continua até que uma das equipes consiga vantagem.





BEISEBOL - REGRAS 3
Veja alguns dos termos usados:
Bola viva - bola em jogo
Bola morta - bola fora de jogo (jogo paralisado)
"Inning" - entrada: é o conjunto de defesa e ataque de uma equipe;
"Out" - eliminação
"Runner" - corredor: é o atacante que termina o seu turno de rebater e conquista a 1ª, 2ª ou 3ª base;
"Save" - salvo: não eliminado;
"Strike out" - eliminação do rebatedor após o 3º "strike";
"Touch" - contato: é uma forma de um defensor eliminar um atacante fora da base (dar contato da bola ou da luva contendo a bola)
"Time" - tempo: é uma paralização temporária do jogo, determinada pelo árbitro.






BEISEBOL - REGRAS 4

Nenhum comentário: