quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CANOAGEM

CANOAGEM



 
A canoa é um dos meios de transporte mais antigos mas só passou a ser usada como esporte durante a Guerra Civil Americana (1861-1865) quando o advogado escocês John McGregor construiu a primeira canoa de competição, batizada de Rob Roy. Ao final da guerra, McGregor fundou em Londres o Clube Real de Canoagem, que passou a promover várias competições atravessando rios e lagos europeus. Em 1869, o clube tinha mais de 300 associados e simpatizantes em diversas partes da Europa. A canoagem apareceu pela primeira vez em uma Olimpíada em 1924 apenas como exibição. Logo depois foi criada a Federação Internacional de Canoagem, o que permitiu a entrada da modalidade oficialmente nos Jogos de Berlim, na Alemanha, em 1936.
A canoagem foi introduzida no Brasil na década de 70 pelo alemão José Wingen que praticava o esporte no rio Rio Taquari, em Estrela, (RS). Em 1985, foi fundada a Associação Brasileira de Canoagem durante a I Volta da Ilha de Vitória (ES). Mas só em 1989 surge a Confederação Brasileira de Canoagem - CBCa, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro e com mais de 10 estados e clubes associados.



CANOAGEM - REGRAS 1
O termo canoagem serve para se designar o esporte praticado em canoas, caiaques e wave-skis, indistintamente, em mar, rio, lago, águas calmas ou agitadas. As competições são disputadas por homens ou mulheres em embarcações feitas de fibra de carbono e também madeira.
As corridas de caiaques e canoas em águas agitadas podem ser feitas em correnteza ou corredeiras, realizadas em rios naturais, em distâncias de 3 km a 8 km, contra o relógio. As de slalom têm um percurso de 600 m, em águas bravas, com 25 sinalizações denominadas "portas" espalhadas pelo caminho. Ganha quem, no decorrer da corrida, esbarrar no menor número de portas.





CANOAGEM - REGRAS 2
Equipamento: Canoa é uma embarcação aberta originária dos índios canadenses. Pode ter no máximo 5,20 m de comprimento por 75 cm de largura, para apenas um atleta, e 6,20 m de comprimento por 76 cm de largura, para duplas. Os competidores acomodam-se com os joelhos dobrados, manuseando um remo de uma só pá, com cerca de 1,5 m. Nas Olimpíadas, somente homens concorrem nas canoas, nas provas de 500 m e 1.000 m, individuais e em duplas, em águas calmas.



CANOAGEM - REGRAS 3
Equipamento:O caiaque é fechado por um deque, com uma abertura (duas ou quatro, no caso das embarcações para provas em equipe) para o assento do atleta. Suas dimensões variam: o individual deve ter no máximo 4 m de comprimento por 60 cm de largura; o de duplas, 6,5 m de comprimento por 55 cm de largura; e o de quatro pessoas, 11 m de comprimento por 60 cm de largura. Os competidores ficam sentados, impulsionando um remo duplo, que mede de 2,14 m a 2,25 m. Para controlar a direção da embarcação é usado um timão instalado na proa, que é operado com os pés. As provas são corridas simples, em águas calmas, nas distâncias de 500 m (para mulheres) e de 500 m e 1 000 m (para homens), individuais e por equipes.
O Wave ski também uma embarcação aberta, semelhante a uma prancha de surf, usa um remo de duas pás. O remador está sentado e usa o wave-ski, para o surf.





CANOAGEM - REGRAS 4
Categorias
O caiaque é representado pela letra K nas competições e a canoa pela letra C.
O número define quantos atletas em cada embarcação ( K1, K2 e C1). As mulheres só participam da última categoria.

Manobras

Um comentário:

Anônimo disse...

Watch Nude Videos Of The Hottest Celebrities For Free. [url=http://populararticles.info/celebrity-stolen-clips.html]populararticles.info[/url]