quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CICLISMO

CICLISMO







A França e a Escócia brigam até hoje pela paternidade da invenção da bicicleta, que surgiu entre 1840 e 1855. O que se sabe com certeza é que a primeira grande prova de ciclismo foi realizada em 1869, entre Paris-Rouen, numa distância de 123 km. Os franceses ergueram o primeiro velódromo do mundo em 1890. Seis anos mais tarde, o ciclismo foi um dos esportes que participou da estréia dos Jogos Olímpicos na era moderna, em 1896. Meses antes da segunda edição dos Jogos, o ciclista francês Henry Desgranges, autor do primeiro recorde mundial no velódromo, criou a competição ciclística de estrada mais importante do mundo: a Volta da França (Tour de France).
O esporte chegou no Brasil no final do século XIX. A famosa prova "Nove de Julho", surgiu apenas em 1933, sob o estímulo do jornal Gazeta Esportiva, de São Paulo.
O esporte é controlado pela União Ciclística Internacional (UCI), que determinou que as provas olímpicas seriam realizadas em pistas (velódromos) ou em estradas. Existem dez categorias no esporte, destas apenas oito são disputadas por mulheres. O mountain bike, a décima categoria, estreou nos Jogos, em 1996, em Atlanta.




CICLISMO - REGRAS 1
As corridas são realizadas em pistas (velódromos) ou em estradas.
O ciclismo olímpico possui dez categorias, apenas oito são disputadas por mulheres.

CATEGORIAS
Velódromo
As corridas são disputadas em pistas de madeira ou concreto, cobertas de resina, com 250 m de extensão e inclinação de 41° nas curvas.

Provas de velocidade - é eliminatória, realizada em três voltas por dois ciclistas. Os atletas vão se classificando, em sistema de baterias, os atletas com melhor tempo vencem. Só são cronometrados os últimos 200 m.
masculino: 200 metros
feminino: 200 metros

Prova de perseguição individual - os ciclistas saem do meio da pista, de lados opostos. Ganha quem ultrapassar o adversário ou completar o percurso em menos tempo.
masculino: 4 km
feminino: 3 km

Prova de perseguição por equipes - quatro ciclistas largam de lados opostos, completando 14 voltas. Vence a equipe que terminar primeiro o percurso com três atletas ou aquela cujo terceiro componente ultrapassar o terceiro da equipe adversária. Apenas homens competem
masculino: 4 km

Corrida por pontos - a cada cinco voltas toma-se o tempo dos competidores: o primeiro colocado ganha 5 pontos; o segundo, 3; o terceiro, 2; e o quarto, 1 ponto. Na volta de número 100 (na prova masculina) e na última, a pontuação é dobrada. Ganha quem somar mais pontos.
masculino: 50 km
feminino: 24 km

Quilômetro contra o relógio - os ciclistas largam um de cada vez. Ganha quem fizer o melhor tempo. Cada atleta só tem uma chance
masculino: 1 km
feminino: 500 metros

Meio fundo - a prova testa resistência e velocidade. É disputada apenas em uma bateria com 30 atletas. A cada três voltas, se marca o sprint, a velocidade dos cinco primeiros, que ganham pontos. O vencedor é o que tiver o maior número de voltas no menor tempo, com a maior pontuação.
masculino: 50 km
feminino: 30 km

Velocidade olímpica equipes - diputado por equipes com 3 ciclistas cada. Ganha a equipe que fizer em menor tempo os 1000 metros. Apenas homens disputam.
masculino: 1 km


Os Jogos de Sydney deste ano possuem mais três novidades nas provas masculinas: madison, keirin e o olympic sprint.
Madison - é uma corrida de equipes de dois ciclistas que se alternam na pista, enquanto um descansa pedalando no alto, o outro corre em baixo. Durante uma hora, as duplas tentam completar mais voltas do que as rivais, pontuando a cada 20 voltas. Vence quem somar mais pontos.
Keirin - a corrida tem oito voltas. Nas primeiras cinco, os ciclistas seguem uma bicicleta motorizada, que dita o ritmo, 45 km/h. Vence quem chegar primeiro.
Olympic sprint - é uma perseguição de dois times com três ciclistas. Todos largam ao mesmo tempo de posições opostas no velódromo. Cada trio inicia a corrida liderado por um ciclista veloz, que dá uma volta na pista e sai de cena. O segundo assume a ponta e completa outra volta. O terceiro, o mais resistente deles, completa as três voltas da prova, quando ele cruza a chegada, o tempo da equipe é totalizado. 


CICLISMO - REGRAS 2
CATEGORIAS (Continuação)
Estrada
Prova de resistência individual - todos os competidores largam juntos. Vence quem chegar em primeiro lugar.
masculino: 195 km
feminino: 70 km

Prova contra-o-relógio individual -nesta prova, cada ciclista larga separadamente com 90 segundos de intervalo entre eles. Caso um consiga ultrapassar o outro, não pode se utilizar do vácuo
masculino: 45 km
feminino: 20 km

Mountain bike - essa modalidade possui quatro tipos de provas mas apenas uma é disputada nos Jogos, o cross country. O ciclista que completar primeiro o percurso de 48,7 km (homens) ou 31,9 km (mulheres), cheio de obstáculos naturais, vence a prova.
masculino: 48,7 km
feminino: 31,9 km

BICICLETAS

As bicicletas de competição são alvos constantes de estudos tecnológicos e a cada dia se tornam mais leves, permitindo o atleta atingir velocidades impressionantes, se igualando até a um carro.





CICLISMO - REGRAS 3
VESTUÁRIO
As roupas dos ciclistas são feitas em material leve para diminuir o atrito do corpo do atleta com o ar. Essa preocupação também está presente no design do capacete do atleta.






CICLISMO - REGRAS 4
O esporte passa a impressão de simplicidade, mas é apenas impressão. O atleta precisa saber como economizar sua energia e usar a bicicleta, na troca de marchas, para que isso seja facilitado. Além disso, o ciclista precisa saber como baixar sua resistência ao ar. Existem macetes, como se colocar atrás do líder da prova e aproveitar o vácuo para diminuir o atrito.

Nenhum comentário: