quinta-feira, 8 de outubro de 2009

FUTEBOL


FUTEBOL







Os primeiros jogos oficiais de futebol foram disputados na Inglaterra, no século XIX. Mas há registros de formas primitivas de futebol na China, em cerca de 2.600 a.C. Os chineses jogavam o kemari, praticado com uma bola de fibra de bambu. No século I a.C., os gregos também gostavam de brincar com os pés jogando entre si bexigas de boi infladas. As partidas eram chamadas de epyskiros.
O jogo antigo mais próximo do futebol foi o gioco del calcio, praticado no século XVI pelos habitantes de Florença, na Itália. Uma partida reunia equipes formadas por 27 jogadores. Alguns ingleses conheceram o calcio na segunda metade do século XVII, quando se refugiaram na Itália por causa da invasão dos dinamarqueses. Quando o rei Carlos II conseguiu restaurar seu trono, os ingleses voltaram para casa com uma nova diversão. Lá o jogo recebeu um novo nome: football (foot, pé; ball, bola).
As regras variavam muito dependendo do lugar onde o futebol era jogado. Em 1848, uma conferência em Cambridge estabeleceu um código único de regras que serviria de base às leis atuais. O dia 26 de outubro de 1863 é considerado o dia da criação do futebol. Foi nessa data que, ao fim de seis reuniões na Freemason's Tavern, em Londres, nasceu a Football Association. Ela adotou, com ligeiras modificações, as dezessete regras de Cambridge.
Mais tarde a associação inglesa se transformou na Federação Internacional de Futebol Association (Fifa) principal entidade do futebol que reúne seis confederações continentais: a Confederação Asiática de Futebol (AFC), a Confederação Africana de Futebol (CAF), a Confederação de Futebol Norte-Centro-Americana e do Caribe (Concacaf), a Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF), a Confederação de Futebol da Oceania (OFC) e a União das Associações Européias de Futebol (Uefa). Estas, por sua vez, agregam entidades de cada país.
O registro do primeiro match britânico em terras brasileiras é de 1872, jogado no local onde hoje fica o Hotel Glória, no Rio de Janeiro. Oficialmente o futebol surgiu em 1894, introduzido por Charles Miller. De volta da Inglaterra, o estudante paulistano trouxe duas bolas, chuteiras e as regras do jogo. Rapidamente, tornou-se uma paixão nacional, sinônimo do Brasil no mundo.
Olimpíada
A primeira vez que o futebol foi jogado em uma Olimpíada foi em 1900, em Paris. Apenas a França, Bélgica e a Grã-Bretanha se inscreveram na modalidade. Os ingleses exigiram que seus dois adversários se defrontassem primeiro, para ela participar apenas da eliminatória. Os organizadores aceitaram e os britânicos levaram para Paris os jogadores profissionais do Upton Park Football Club. A França venceu a Bélgica mas não conseguiu superar os inventores do esporte.

O profissionalismo do futebol é um problema nos Jogos. Desde 1992, ficou estabelecido que as seleções seriam formadas por jogadores da sub-23, que tem idade até 23 anos. Apenas três vagas pertenceriam a jogadores acima desta idade. Mesmo assim a Federação Internacional de Futebol (Fifa), entidade que dirige o esporte, está recebendo críticas dos grandes clubes, que reclamam de perder seus jogadores para as seleções de seus países de origem no período dos Jogos.
Em disputas olímpicas, o Brasil ganhou duas medalhas de prata, em Los Angeles-84 e Seul-88, e uma de bronze em Atlanta-96


FUTEBOL - REGRAS 1

Em 1863, a Football Association adotou dezessete regras que serviram de base para o jogo atual. O International Board, órgão da FIFA encarregado de modificar as regras do futebol, mudou muita coisa ao longo dos anos. As regras que continuam são as seguintes:
O jogo acontece com duas equipes de 11 jogadores em um campo que mede de 90 m a 120 m de comprimento por 45 m a 90 m de largura. Cada partida dura 90 min divididos em dois tempos de 45 min com intervalo de 15 min. O árbitro confirma o gol sempre que a bola ultrapassa totalmente a linha de fundo dentro dos limites das traves (7,32 m de comprimento por 2,44 m de altura).





FUTEBOL - REGRAS 2

Ganha o jogo quem fizer mais gols. Em caso de empate no tempo normal, a partir das quartas-de-finais a decisão vai para a 'morte súbita'. Caso o resultado igual persista, a decisão vai para os pênaltis.





FUTEBOL - REGRAS 3
Os ingleses trouxeram o jogo, mas a evolução do futebol com toda certeza passou pelas chuteiras brasileiras. Foi no Brasil, por exemplo, que foi inventado o gol de bicicleta. Em 1932, na Copa Rio Branco, no Uruguai, o jogador Leônidas da Silva, o lendário Diamante Negro, fez a torcida delirar ao fazer o primeiro gol de bicicleta - impulsionando o corpo para trás, de costas para a trave, ele chutou a bola e acertou o gol.



FUTEBOL - REGRAS 4

As regras da partida são fiscalizadas por um árbitro e dois auxiliares, os bandeirinhas. É considerado falta tocar a bola com a mão ou o braço (exceto o goleiro dentro da grande área) e derrubar ou impedir o movimento de um adversário. O jogador que infringir as regras pode levar um cartão amarelo. Se persistir pode levar um vermelho ou um segundo amarelo, dependendo da falta. Caso o atleta leve dois amarelos fica impedido de jogar a próxima partida do time.





Nenhum comentário: