quinta-feira, 8 de outubro de 2009

IATISMO

IATISMO



 

Essa modalidade é uma das mais tradicionais. Em Sydney, a vela vai estar completando 100 anos de participação em Jogos Olímpicos. Sua estréia só não aconteceu antes, durante as competições de Atenas em 1896, devido às condições climáticas desfavoráveis, fazendo com que os organizadores cancelassem as provas.

Entre outros fatos que marcaram a história do iatismo como modalidade olímpica, um aconteceu nos Jogos de Londres em 1908, quando até barcos motorizados participaram da disputa. No entanto, com o tempo, a competição passou a privilegiar mais a qualidade do velejador que a potência das embarcações.

Esse esporte teve origem na Holanda, por volta do século 17 e foi introduzido na Inglaterra pelo rei Carlos II, em 1860. Alguns historiadores afirmam que essa modalidade é fruto de uma aposta feita entre Carlos II e seu irmão, o duque de York, para determinar qual de seus barcos seria o mais veloz.

A vela é a modalidade que mais trouxe medalhas ao Brasil chegando a um total de dez premiações, sendo que quatro de ouro, uma de prata e cinco de bronze.

As competições acontecem em raias triangulares, delimitadas por bóias e vence quem chegar primeiro. As regras especificam que um velejador não pode atrapalhar a largada ou a navegação dos adversários. Durante as regatas, os barcos precisam passar pelas marcas, que são bóias especificadas nas instruções particulares de cada regata e o barco deve contorná-las por um lado obrigatório.

As disputas dividem-se em duas categorias: Fleet race, em que os barcos correm simultaneamente e o Match race, dois barcos correm por vez, um contra o outro.

Uma regata tem cinco fases: largada, contravento (etapa na qual os barcos rumam em direção à bóia de marcação), través (manobra de mudança de direção contornando a bóia), popa (parte do percurso em que os barcos buscam o local de chegada da regata) e chegada.

Participam das competições as categorias: Star; Soling; Tornado; Laser, Classe 49 para homens e mulheres; Classe 470, Finn e Mistral (Windsurf), exclusivo para homens e Classe 470, Europe e Mistral, para as mulheres.





IATISMO - REGRAS 1
 




IATISMO - REGRAS 2
 






IATISMO - REGRAS 3
 




IATISMO - REGRAS 4
 






Nenhum comentário: