quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PENTATLO

PENTATLO



 

Criado na antiga Grécia, essa modalidade era a forma usada para selecionar o soldado mais capaz. Para isso, os atletas precisavam desenvolver diversas habilidades para disputar cinco modalidades distintas. Entre elas a corrida em volta ao estádio de 200 metros, o lançamento de disco e de dardo, o salto em distância e a luta. A prova de luta era disputada apenas pelos dois melhores atletas dos quatro eventos anteriores.

Com formato muito semelhante, apenas substituindo a prova de 1.500 metros rasos no lugar da luta, o pentatlo foi incluído nos Jogos de Estocolmo em 1912, pelo próprio Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. A modalidade permaneceu até a Olimpíada de 1924 com domínio dos atletas escandinavos.

Em 1920 começou a ser disputado o Pentatlo Moderno criado na Suécia. Hipismo, tiro, esgrima, natação e corrida fazem parte dessa nova versão.

De Estocolmo 1912 a Paris 1924, apenas militares suecos conquistaram medalhas olímpicas nesta modalidade.

Em Sydney, quase um século depois de sua inclusão nos Jogos, as mulheres irão competir. Serão 24 homens e 24 mulheres.


PENTATLO - REGRAS 1
Todas estas provas, tanto no masculino como no feminino, são disputadas em um dia. Os resultados das primeiras quatro provas tiro, esgrima, natação e hipismo são convertidos, por uma tabela de equivalência, em tempo e determinam a ordem dos competidores para a última prova: a corrida. O atleta que estiver na liderança da competição larga na frente do segundo colocado, o segundo antes do terceiro e assim sucessivamente.

No tiro, cada competidor tem direito a 20 disparos para acertar o mesmo número de alvos em 40 segundos a dez metros de distância. Nessa prova é usada uma pistola de ar 4.5 milímetros.

Na esgrima, todos os competidores se enfrentam entre si em duelos que duram um minuto. O objetivo é acertar o adversário. Se der empate, os dois perdem pontos.

Na natação, os competidores disputam os 200 m livre, em piscina de 50 metros. Para os homens, o tempo de 2min30s equivale a mil pontos, para as mulheres é necessário um tempo de 2min40s para a mesma pontuação. A competição de hipismo é composta por 12 obstáculos em um percurso entre 350 e 450 metros com um cavalo desconhecido. O tempo para o percurso é estabelecido de acordo com a distância do percurso. O cavalo é sorteado aleatoriamente. O hipismo é a única prova em que o fator sorte conta muito, já que os atletas não conhecem os cavalos. Depois, ele terá que domar o animal e ainda percorrer, com o menor número possível de faltas, por uma pista com 12 obstáculos.

A corrida é a competição decisiva do pentatlo moderno. O percurso é realizado em pista de cross-country com 3.000 m de extensão. O competidor que primeiro cruzar a linha de chegada ficará com a medalha de ouro. 





PENTATLO - REGRAS 2





PENTATLO - REGRAS 3





PENTATLO - REGRAS 4





Nenhum comentário: