quinta-feira, 8 de outubro de 2009

TÊNIS DE MESA

TÊNIS DE MESA



Há indícios de que os precursores dessa prática foram os estudantes universitários ingleses com livros dispostos sobre a mesa, no lugar da rede.
As raquetes eram fabricadas com madeira ou papelão, cobertas algumas vezes com cortiça ou tecido. As bolas eram feitas de cortiça ou borracha enquanto que, as redes e mesas possuíam diferentes tamanhos.
Ainda no século XIX, o inglês James Gibb trouxe bolas de celulóide de brinquedo, dos Estados Unidos, acreditando serem úteis no tênis de mesa. Ouvindo-as sendo golpeadas pelas raquetes, Gibb associou os sons produzidos com as palavras pingue e pongue, originando o nome do jogo.
O tênis de mesa estreou nos Jogos Olímpicos de Seul, Coréia do Sul, em 1988, com as categorias masculina e feminina. China e Coréia do Sul foram os grandes destaques. O jogo passou a ser uma mania elegante na virada do século, mas com o decorrer do tempo o esporte perdeu muitos adeptos e seu renascimento foi iniciado na Inglaterra em 1922, após a I Guerra Mundial, quando antigos organizadores e praticantes do esporte se organizaram e redigiram cuidadosamente as regras do jogo e estimularam a criação e venda de equipamentos de alto padrão para sua prática. O código então tornou-se a base das regras internacionais, e o nome Tênis de Mesa passou a ser oficial.



TÊNIS DE MESA - REGRAS
As partidas acontecem individuais ou em duplas e é disputada no sistema melhor de cinco games, em que cada um tem 21 pontos. Para vencer o jogador tem de estabelecer uma vantagem de pelo menos dois pontos. Se a partida não termina em 15 minutos o juiz acelera a partida: deste momento em diante, cada ponto tem de ser decidido em até 13 golpes. Se isso não acontecer, o sacador perde o pontoA mesa deve possuir 2,74 metros de largura, 76 centímetros de altura, uma linha branca de 20 milímetros de largura em toda a sua volta. Pode ser feita de qualquer material na cor escura e fosca. Para os jogos de duplas, ela é dividida em duas partes iguais por uma linha branca de três mm de largura, no sentido de comprimento. A rede tem 1,83 metro de comprimento e 15,25 centímetros de altura, na cor escura, com a parte superior branca e as malhas maiores do que 7,5 milímetros quadrados e menores do que 12,5 milímetros quadrados. E a é feita de celulóide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja. Seu peso deve atingir 2,5 gramas com diâmetro de 38 milímetros.
O tênis de mesa constitui-se de sets de 21 pontos, podendo ser jogado em um único set, em melhor de três ou cinco sets. No caso de empate em 20 pontos, o vencedor será o que fizer dois (2) pontos consecutivos primeiro. O jogador é obrigado a trocar de lado quando terminar o primeiro set. Quando houver a "negra" (1 x 1 ou 2 x 2) na partida, os jogadores devem mudar de lado logo que forem marcados dez pontos.
A partida deve ser interrompida quando: o saque "queimar" na rede; o adversário não estiver preparado para receber o saque (desde de que não tenha tentado rebater a bola); houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado; quando o jogo for interrompido.
O jogador perde um ponto quando: erra o saque e a resposta; toca na bola duas vezes consecutivas; a bola toca em seu campo duas vezes consecutivas; bate com o lado de madeira da raquete; movimenta a mesa de jogo; toca a rede ou seus suportes ou quando a mão livre toca a superfície da mesa durante a seqüência.
Nos jogos de duplas valem as mesmas regras, sendo que a ordem do saque é estabelecida no início do jogo. O saque deverá ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do recebedor, sendo que cada jogador só poderá tocar uma só vez na bola. No caso de empate por 20 x 20, um jogador dá um (1) saque por vez. E se a bola do saque tocar na rede (queimar) e cair no lado esquerdo do recebedor além da linha central, o sacador deverá perder o ponto.



TÊNIS DE MESA - REGRAS I
 


TÊNIS DE MESA - REGRAS II


Nenhum comentário: