TÊNIS

TÊNIS



Pouco se sabe sobre a origem deste esporte. Há versões de que teria surgido como uma variante dos antigos jogos de bola praticados por egípcios, gregos e romanos. Outros descrevem o tênis como um esporte derivado do harpastum, jogo romano, que mais tarde recebeu o nome de jeu de paume porque a bola era batida contra um muro com a palma da mão. No século XII, difundiu-se por toda a França, com muitas modificações - tanto nas regras quanto na configuração dos campos. A bola deixou de ser atirada contra o muro, passando a ser praticado em um retângulo dividido ao meio por uma corda e assim iniciou o longue-paume, que permitia a participação de até seis jogadores de cada lado. Mais tarde surgiu o court-paume, jogo similar, disputado em lugares fechados, porém tecnicamente mais complexo, exigindo uma superfície menor para sua prática. Mas o esporte, tal como se joga hoje, teve origem na Inglaterra, no final do século XIX. O torneio de Wimbledon é disputado desde 1877, dezenove anos antes da primeira Olimpíada da era moderna, quando a modalidade integrou o programa olímpico.Porém, o tênis deixou de ser disputado em 1924 e retornou em 1988 durante os Jogos Olímpicos de Seul. Neste intervalo, a modalidade mudou muito, desde o tamanho da raquete, a força física dos jogadores, e também o enorme volume de dinheiro que passou a movimentar. A novidade é que o torneio olímpico de Sydney contará pontos para a classificação dos jogadores e jogadoras no ranking mundial.
As mulheres começaram a competir em 1900, nos Jogos Olímpicos de Paris. Aliás, foi no tênis que surgiu a primeira mulher campeã olímpica da Era Moderna, a britânica Charlotte Cooper.


TÊNIS - REGRAS
É disputado em uma quadra que mede 23,77 m por 8,23 m e no torneio de duplas acontece em quadras de 23,77 m por 10,97 m. Uma rede, de 97 cm de altura no centro, divide a quadra em dois.
A bola pode pingar apenas uma vez na quadra. Antes que ela caia pela segunda vez, o tenista precisa rebater para o outro lado. Cada partida pode ser disputada em melhor de três ou cinco sets. Em cada um dos sets, vence o tenista que chegar a 6 games primeiro, com vantagem de 2, ou a 7 games primeiro. Cada game é dividido em 4 pontos: 15, 30, 40 e o próprio game. Se houver empate em 40, cada tenista precisa abrir 2 de vantagem para ganhar o game.
Quando há empate em 6 a 6, há o tie break. Nesse caso, cada tenista precisa simplesmente fazer 7 pontos, com 2 de vantagem.
Na Olimpíada, todas as partidas serão disputadas em melhor de três sets, exceto as finais masculinas de simples e duplas, que serão em melhor de cinco. 



TÊNIS - REGRAS I
 





TÊNIS - REGRAS II
 


TÊNIS - REGRAS III
 


TÊNIS - REGRAS IV









0 Comments:

Post a Comment