TRIATLO

TRIATLO




 
Criado na década de 70, em San Diego, Califórnia esse esporte surgiu a partir da idéia de agrupar os esportes mais praticados no mundo, a natação, o ciclismo e o atletismo. A primeira competição oficial teve as distâncias de 500 m para a natação, 10 km de corrida e 8 km de ciclismo. Essa prática ganhou muitos adeptos nos Estados Unidos e no final da década de 80 foi fundada Federação Internacional de Triatlo, na cidade de Avignon, na França. A partir daí, as competições de triatlo foram padronizadas: 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Anualmente, mais de 5 mil competições são realizadas em cerca de 100 países. A primeira prova de triatlo realizada em toda a história do esporte foi o Ironman (Homem de Ferro) do Havaí. Conta-se que a idéia da competição surgiu em um bar, na cidade de Honolulu, no Havaí, em 1977, quando alguns marinheiros resolveram fazer uma aposta para definir qual dos esportes exigia mais de seus competidores. Foram estabelecidas então as distâncias a serem percorridas por todos os competidores; 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida, mesma distância da maratona. Em 84, em Los Angeles, o esporte ganhou um caráter olímpico e ficou estabelecido o percurso oficial de 1.500 metros de natação no mar, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida. Em 97, o esporte acabou ganhando a chance de ser demonstrativo em Sydney. E, a partir de Atenas-2004, já vai virar esporte oficial. 


Regras:
  • A competição começa com a prova de natação (1,5 km), seguida pelo ciclismo (40 km) e finalizada com a corrida (10 km). O vencedor é o atleta que cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.
  • Na natação, os atletas largam juntos. Eles têm de percorrer um curso triangular, demarcado por bóias. Após terminar o percurso no mar, imediatamente o triatleta se dirige à área de transição para pegar seu equipamento e iniciar os 40 km da prova de ciclismo. Durante o percurso, o atleta só pode se mover em cima da bicicleta. Caso um dos pneus fure, é permitido que o competidor carregue sua bicicleta até uma estação de troca para seguir a prova.
  • Na prova de ciclismo é permitido que os atletas façam uso do vácuo para melhorar sua performance. Até 1995, esse artifício era proibido. O vácuo consiste em se posicionar próximo do adversário que está à sua frente para tirar proveito da força imprimida pelo rival e não sofrer de modo acentuado a resistência do ar. As regras anteriores estabeleciam que um competidor deveria manter uma distância de no mínimo 10 metros em relação ao atleta da frente.
  • Ao finalizar a prova de ciclismo, os atletas passam novamente por uma área de transição antes de iniciar os 10 km de corrida. Na área de transição, as regras são bem específicas. O competidor deve utilizar somente o espaço a ele destinado, não podendo de maneira alguma impedir o progresso dos adversários.
  • Na corrida, os atletas não podem competir com o torso nu, descalços, portando os óculos ou usando a touca de natação. As penalidades geralmente são aplicadas quando um atleta interfere propositadamente no desempenho dos outros competidores ou quando viola as regras expressas da competição. Se alguém infringir alguma regra ou atrapalhar um oponente durante a prova de natação, ficará retido por 30 segundos antes de iniciar o ciclismo.
  • No ciclismo, são utilizados cartões amarelos e vermelhos, geralmente quando o triatleta causa perigo aos outros competidores. Dois cartões amarelos, que são de advertência, correspondem a um vermelho, que significa a desqualificação do competidor.

0 Comments:

Post a Comment