quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Atletas de fim de semana

Quem não conhece aquela turma que passa a semana inteira sem fazer, sequer, uma caminhada e no fim de semana resolve recuperar o tempo perdido passando horas jogando bola e praticando esportes. Eles são os conhecidos atletas de fim de semana e costumam ignorar os perigos escondidos por trás da prática inconstante e excessiva de exercícios.
Os atletas de fim de semana não possuem uma preparação física adequada e desejam descontar, aos sábados e domingos, os maus hábitos acumulados com o sedentarismo e a alimentação rica em gordura.
Para eles o final de semana é hora de recuperar o tempo perdido praticando, intensamente, alguma atividade física.


É aí que mora o perigo. A pelada de sábado com os amigos, a corrida na orla e o levantamento de peso podem causar desde uma simples dor lombar a sérias lesões na musculatura e, em casos mais graves, levar ao infarto.




 
A atividade física é um meio para auxiliar na manutenção da saúde e a prevenção de doenças, trazendo qualidade de vida e bem-estar geral aos seus praticantes. Não é uma mera atividade para livrar de doenças ou deixar você com o corpo em forma, atividade física é coisa séria e com a saúde não se brinca.

Estudos recentes descobriram que a maioria das lesões causadas pela prática de atividades físicas tem maior incidência em atletas de fim de semana do que em atletas profissionais e amadores que se exercitam de 3 a 5 vezes durante a semama.

Não se pode sobrecarregar o organismo de uma só vez com uma série de atividades físicas num único dia. O organismo precisa de preparação e tempo para se habituar com os exercícios feitos por você.

Veja as dicas e procure por em prática :

- Vá ao médico, faça um check-up e procure um avaliador e preparador físico para te acompanhar na sua atividade escolhida;
- Pratique uma atividade física contínua e programada por pelo menos 3 vezes na semana;
- Se realmente não tive tempo algum para praticar atividade durante a semana, faça caminhadas moderadas nos fim de semanas, evitando a sobrecarga no seu organismo;
- Um alongamento também pode ser feito a qualquer hora, toma apenas 10 a 15 minutos do seu tempo. Faça antes de ir para o trabalho ou no meio do expediente, você terá mais vigor para executar suas atividades diárias.

O indicado é, antes de iniciar as atividades, fazer uma avaliação médica. Quem está nesse grupo deve fazer exame de sangue, colesterol e teste de esforço. Para o médico, nunca é tarde para começar. A prática contínua diminui a freqüência cardíaca, a pressão arterial, reduz os níveis de gordura no sangue, aumenta os vasos sanguíneos e promove a formação de novos vasos danificados.

Nenhum comentário: