quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Anabolismo x Catabolismo


Para o funcionamento do organismo é necessário à ocorrência de inúmeras reações bioquímicas em nível celular. O conjunto destas reações é definido como Metabolismo.

Basicamente o metabolismo esta dividido em duas partes,o Anabolismo e o Catabolismo,que contém objetivos e resultados opostos.

-Anabolismo: Implica na construção de moléculas a partir de outras. A síntese protéica, a síntese de ácidos graxos e a síntese de hormônios são exemplos de reações anabólicas.

-Catabolismo: São processos metabólicos que implicam na “quebra” de substâncias complexas em substâncias mais simples. A “quebra” das proteínas do tecido muscular para obter energia é um exemplo de catabolismo.

De uma maneira mais simples resumimos o anabolismo como a construção e o catabolismo como a destruição. Dessa forma, quando o anabolismo trabalha superando a atividade do catabolismo o organismo ganha peso e ocorre inversamente a perda de peso quando o catabolismo supera as atividades do anabolismo.

Uma pessoa que deseja ganhar massa muscular deve evitar ao máximo o catabolismo. Veja então alguma dicas para manter seu corpo sempre em estado anabólico:

Alimente-se adequadamente. Procure comer de 3 em 3 horas, distribuindo sempre proteínas e carboidratos de acordo com as suas necessidades;

Procure dormir bem, pelo menos 8 horas por dia;

Evite treinos longos e volumosos;

Evite bebidas alcoólicas, cigarros, drogas, etc.

Nenhum comentário: