quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Bicicleta x Esteira x Eliptico

Quando se tem a intenção de fazer uma atividade aeróbia, sabe-se que a bicicleta, o elíptico e a esteira são os mais indicados. Porém na hora da prática sempre surge a dúvida: qual dos 3 aparelhos escolher ?
Os três trabalham as mesmas musculaturas, auxiliam na perda de gordura e aumentam as capacidades cardiovascular e respiratória. A escolha por um ou outro, dependerá de uma avaliação física para saber como está o seu condicionamento e se há lesões nas articulações. Dependendo desses resultados, o profissional poderá indicar o aparelho, assim como a carga e a velocidade que você pode fazer. Feito isso, também é importante levar em consideração o conforto e a segurança, essenciais na pratica de qualquer exercício. Se você não se sente bem, troque o seu programa de atividade.



 ESTEIRA Gasto Energético*: 500 Kcal/hora
Músculos trabalhados: coxas e panturrilhas. O tronco e as costas também são solicitados nas corridas.
Vantagens: você pode optar por corrida ou caminhada e tem a possibilidade de simulação de percurso variando a inclinação e a velocidade. Por ser um movimento natural, o exercício é mais fácil e melhora a passada.
Desvantagens: por alguns instantes, você pode ter a sensação de que o exercício é chato e monótono.
Movimento certo: toque primeiro o calcanhar no solo, o meio do pé e, por fim, a ponta. Deixe o cotovelo à 90º se movendo para frente e para trás, ou use os apoios frontais, sem tensionar os ombros. Mantenha a cabeça reta, com o olhar para frente, para não sobrecarregar o pescoço, e permaneça com as costas sempre retas.


 


 ELÍPTICO Gasto Energético*: 700 Kcal/hora
Músculos Trabalhados: glúteos, coxas, panturrilhas e abdômen.
Vantagens: é considerado um exercício de baixo impacto, não oferece riscos às articulações, tem um gasto calórico superior aos demais.
Desvantagens: o exercício propicia uma tensão maior na parte postural e na posterior, o que pode acarretar em dores musculares.
Movimento certo: evite o movimento somente com as pontas dos pés e mantenha os joelhos alinhados com o quadril. A coluna deve permanecer reta, mas pode-se inclinar um pouco o tronco para reforçar o exercício na região dos glúteos.


 


• BICICLETA Gasto Energético*: 350 Kcal/hora
Músculos trabalhados: coxas e glúteos
Vantagens: é considerado um exercício de baixo impacto, mesmo variando a carga, e causa benefícios na circulação e no aparelho respiratório. Além disso, você pode praticar o exercício ao mesmo tempo em que lê um livro, por exemplo.
Desvantagens: a bicicleta sem apoio pode gerar desconforto.
Movimento certo: o banco precisa ficar na altura do quadril. O joelho deve permanecer semiflexionado quando o pé estiver embaixo e, com o pedal para cima, forme um ângulo de 90º. Tanto faz apoiar as mãos no guidão ou apoiar os cotovelos, desde que se mantenha a coluna reta. Relaxe os braços e o pescoço. * Conforme o programa do exercício, o gasto calórico pode ser maior ou menor. 



 A bicicleta é a mais indicada para gestantes, idosos e pessoas acima do peso, desde que não se tenha problemas no coração ou na articulação dos joelhos.(a opção neste caso é fazer esteira sem inclinação e sem corrida, ou elíptico sem carga). Além de ser considerado um exercício de baixo impacto, o trabalho realizado na bicicleta é muito eficiente. Mas, se comparado a esteira, seu gasto calórico é menor. De acordo com o Conselho de pesquisadores do Colégio Médico de Wisconsin, nos Estados Unidos, a esteira promove uma perda de 40% a mais de calorias que a bicicleta, porém, o impacto é maior e não é indicado para quem tem lesões recentes nos tornozelos.
 O elíptico, além de exigir grande preparação cardiorespiratória, é o mais difícil de fazer, pois requer um trabalho muscular maior dos glúteos e das coxas. Suas vantagens são o impacto minimizado, bom para quem problemas ortopédicos e posturais, e o alto gasto calórico. (a opção neste caso é caminhar ou correr para frente ou para trás. Dependendo da resistência e da maneira de caminhar, aumenta-se a participação dos glúteos no exercício, além das coxas e das pernas). A restrição é para iniciantes, uma vez que o esforço exigido pelo movimento é grande, e em caso de lesões nos tornozelos. Nesse caso, opte por caminhar ou pedalar. 

Vantagens e Desvantagens de cada um dos aparelhos



ESTEIRA
ELÍPTICO
BICICLETA
Gasto energético: 500 kcal/hora.
Gasto energético: 700 kcal/hora.
Gasto energético: 350 kcal/hora.
Músculos trabalhados: coxas e panturrilhas. O tronco e as costas também são solicitados nas corridas.
Músculos trabalhados: glúteos, coxas e panturrilhas.
Músculos trabalhados: coxas e glúteos.
Vantagens: você pode optar por corrida ou caminhada e tem a possibilidade de simulação de percurso variando a inclinação e a velocidade.
Vantagens: é considerado um exercício de baixo impacto, portanto, não oferece riscos às articulações, e tem um gasto calórico superior aos demais.
Vantagens: é considerado um exercício de baixo impacto, mesmo variando a carga, e causa benefícios na circulação e no aparelho respiratório.
Desvantagens: pode ser considerado monótono.
Desvantagens: o exercício propicia uma tensão maior na parte postural e na posterior, o que pode acarretar em dores musculares.
Desvantagens: a bicicleta sem apoio pode gerar desconforto. Por isso atenção na sua execução.
Movimento certo: toque primeiro o calcanhar no solo, o meio do pé e, por fim, a ponta. Deixe o cotovelo a 90º se movendo para frente e para trás. Mantenha a cabeça reta, com o olhar para frente, para não sobrecarregar o pescoço, permaneça com o abdome contraído.
Movimento certo: evite o movimento somente com as pontas dos pés e mantenha os joelhos alinhados com o quadril. A coluna deve permanecer reta, mas pode-se inclinar um pouco o tronco para reforçar o exercício na região dos glúteos. Mantendo a região abdominal sempre contraída.
Movimento certo: o banco precisa ficar na altura do quadril. O joelho deve permanecer semiflexionado quando o pé estiver embaixo e, com o pedal para cima, forme um ângulo de 90º. Tanto faz apoiar as mãos no guidão ou apoiar os cotovelos, desde que se mantenha a coluna reta. Relaxe os braços e o pescoço.


E afinal qual é o melhor????
Se você não está nos grupos contra indicados, se não está fazendo um treinamento específico e melhor é aquele que você se sente bem!!! Lembre-se que o melhor da atividade física é seu bem estar!

2 comentários:

Anônimo disse...

amigo tenho fascite plantar será que tem problema eu praticar o Eliptico?

eliptico disse...

Nice blog!!I’m so impressed by the details that you’ve on this website