quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Gelo x Bolsa de Água Quente

Gelo x Bolsa de Água Quente





Os efeitos fisiológicos da bolsa de agua quente e do gelo são primariamente superficiais. Eles afetam de maneira direta os vasos sanguineos e os receptoras nervosos cutâneos, sendo que esta absorção de energia, aumenta e diminui a circulação subcutânea. No calor, caso a energia seja absorvida pela pele durante um período suficientemente longo para elevar a temperatura do sangue em circulação, poderá ocorrer reflexivamente o aumento do fluxo sanguineo para o tecido subjacente. Por um mecanismo similar, com o gelo, pode ocorrer a absorção de frio, com diminuição do fluxo sanguineo.
As modalidades de calor são denominadas TERMOTERAPIA e as de frio CRIOTERAPIA.
A termoterapia é utilizada quando o objetivo do tratamento é elevar a temperatura, é utilizado universalmente para diminuir a dor e o desconforto. Possui ainda, outros efeitos, como relaxamento muscular, aumento de extensabilidade de partes moles(não osso), diminuição da rigidez articular, aceleração dos processos metabólicos e resolução de hematomas.
O calor não é bem vindo nas lesões agudas(48 a 72 horas após o trauma) por aumentar o fluxo sanguineo e facilitar a permeabilidade vascular, oque leva ao aumento do edema(inchaço). Nestes casos, o gelo é a melhor indicação, devido seu efeito vasoconstritor, diminuindo assim a hemorragia, se houver e a formação do edema.
Outro efeito importante da crioterapia é a analgesia, as vias são semelhantes ao calor, com liberação de endorfinas e como contra- irritante, ativando o sistema supressor de dor. No entanto, o gelo leva ainda a uma inibição das terminações nervosas responsável pela condução da dor.

Você deve aplicar gelo ou calor, em uma lesão?

Bolsas de gelo ou calor, estão entre os tratamentos mais utilizados em ortopedia. Então, qual é o mais apropriado para se usar em uma lesão, gelo ou calor? E por quanto tempo?

Tratamento com gelo.
Este tratamento é mais usado em lesões agudas. Se você sofreu uma lesão recente (nas últimas 48 horas) onde inchaço é um problema, você deve aplicar o tratamento com gelo. O gelo pode ajudar a minimizar o inchaço, em volta da lesão.
Bolsas de gelo são frequentemente utilizadas, por exemplo, após a um entorse de tornozelo. A aplicação do gelo, precocemente e muitas vezes, nas primeiras 48 horas, ajudará a minimizar o inchaço. A redução do inchaço, ajudará a controlar a dor.
Tratamento com gelo também pode ser usado em lesões crônicas, provocadas por uso excessivo. Neste caso, gelar a área lesada ajudará a controlar a inflamação. Nunca aplique gelo a uma lesão crônica, antes da atividade.


Tratamento com calor (quente).
Tratamento com calor deve ser utilizado em lesões crônicas, para ajudar a relaxar, soltar os tecidos e estimular a circulação sanguínea na área. Este pode ser aplicado em lesões crônicas, antes das atividades físicas.
Não aplicar calor, após a atividade, ou após uma lesão aguda. O aquecimento dos tecidos pode ser realizado usando uma bolsa de aquecimento, ou, até mesmo, uma toalha quente, umedecida. Quando utilizar tratamentos com calor, tenha muito cuidado. Aplique um calor moderado, por um tempo limitado, evitando queimaduras. Nunca deixe bolsas de áqua quente ou toalhas úmidas, por grandes períodos de tempo ou enquanto dorme.

Nenhum comentário: